quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O drama em Porto Príncipe

Fiquei perplexo ao ouvir o comentário do Paulo Santanna durante o programa Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcha. Este comentou a respeito da renda "Per Capita" mensal da população do Haiti: 1 dólar. Com 1 dólar não se compra nada. No mesmo comentário ele conta que, devido à fome avassaladora naquele país, seus habitantes mais pobres comem rosquinhas... de barro. Isso mesmo, de barro. Nossos carros? Nossos notebooks? Nosso ar condicionado, nossos sonhos materiais? Essas preocupações não passam na cabeça daquele povo. Ainda mais hoje, após vários terremotos fortíssimos (o maior foi de 7 graus na escala Richter). A preocupação deles é sobreviver.
Estamos assistindo pasmos o empobrecimento desta e de várias nações do mundo, e eu incluo o Brasil, que está observando de braços cruzados o crescimento incontrolável e incontestável do tráfico de drogas e o seu controle sobre bairros inteiros nas cidades do nosso país. Bancos do mundo inteiro estão recebendo bilhões e bilhões de dólares para escapar de uma crise que eles mesmos criaram. Enquanto isso, em Porto Príncipe... enquanto isso, no Brasil...
Gostaria de ter um assunto mais alegre para os leitores do Blog do ano, mas hoje não será possível falar de TI, de música, das belezas daqui e dali. Nos resta rezar e rezar muito pelos habitantes daquele paupérrimo país e pelos muito dignos soldados brasileiros que estão se doando voluntariamente para ajudá-los. Que Jesus os alcance força e saúde.

0 comentários: