sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dez dias sem notebook

Durante os próximos dias você não lerá nada de novo neste blog, visto que meu recém comprado notebook foi para a assistência técnica devido a uma falha na webcam integrada (já constatada pelos técnicos).
Ou seja, a sua quota de cultura irá diminuir dramaticamente...
...
Lembro de como era a minha vida até 2002, quando comprei meu primeiro computador pessoal (um Pentium 120Mhz com 32MB de memória RAM e 2.1GHZ de HD). Eu tinha mais tempo para a família, mais tempo para sair pela cidade pedalando, mais tempo para muitas coisas. É fato que eu trabalhava bem menos - seis horas por dia - e não estava na faculdade; tampouco tinha esposa e filho. Mas também é fato que gastava muito menos tempo com informática. Acho que nesses dez dias repensarei o uso do computador dentro da minha casa e aprenderei muito com esse "jejum forçado".
...
Li em uma matéria que o grande medo dos jovens ocidentais, hoje, é estar desconectado da Internet ("off-line"). Ficam viciados nas redes sociais e no Twitter (no qual eu já joguei esterco num post anterior). A Internet tem uma falsa promessa de aproximar pessoas mas ela está justamente fazendo o contrário: afastando-as do verdadeiro convívio social, do prazer de um simples banho de sol ao domingo, dos esportes e de tantas outras coisas boas.
...
A Internet é uma fonte de pesquisa? À exceção do Wikipedia e de tantas outras fontes duvidáveis, talvez sim. Tem livros bons para baixar, sistemas operacionais gratuitos e uma fonte de documentação para quem trabalha na minha área (tecnologia) praticamente inesgotável. Mas esse nojo das redes sociais, os "reality shows", vídeos em tempo real, a pornografia e a pedofilia abundantes na rede, enfim, toda a farsa virtual... isso sobra. Isso é lixo.
...
A propósito, eu mesmo recomendo a você (como em outros posts anteriores) que desligue um pouco o computador e leia um bom livro, ou assista a um bom filme. Um filme excelente é "O Curioso caso de Benjamin Button", com Brad Pitt. Vi ele esses dias. Alugue o DVD que vale a pena, é um filme impressionante.
...
Boa semana e fiquem todos com Deus.

0 comentários: