sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Marcas profundas da falta de perdão

Falando um pouco sobre espiritualidade e vivência.
Desde ontem à tarde e durante o dia de hoje tenho pensado sobre a necessidade de perdão nas nossas vidas, e no quanto é difícil perdoar, em certos casos. Dependendo das circunstâncias em que a pessoa foi humilhada, ou ofendida, ou quem sabe agredida, torna-se ainda mais difícil perdoar, de modo que há muitas pessoas que morrem sem fazê-lo (daí não temos como medir exatamente as conseqüências disto, visto que Jesus nos pede para perdoarmos, sendo assim perdoados...).
Mas cabe também aqui fazer um profundo exame de consciência, que nos leve a recordar as situações em que não dá mais para voltar atrás, sendo porque a pessoa já não está mais no nosso convívio diário, ou por qualquer outro motivo. Perdoar essa pessoa intimamente, repetindo a si mesmo: "eu te perdôo", mesmo se não for possível mais ter contato com ela, é muito importante. Se conseguimos chegar a esse perdão, ocorre uma cura interior e um crescimento abundante na nossa vida espiritual. Esse "exame" a que me referi antes, se feito com seriedade e sinceridade de coração, nos levará também a descobrir e relembrar também os "pequenos" perdões que ainda precisamos conceder, aqueles que achamos que não têm mais importância, mas que na verdade têm, sim. E muito.
***
Penso que seria interessante reabrir os comentários do blog. Estou pensando a respeito. Isso seria enfadonho, pois eu teria que verificar os comentários bem periodicamente.
***
Em algum post futuro, falarei um pouco sobre (e contra) a pirataria de software e música.

0 comentários: