domingo, 16 de agosto de 2009

Morreu o pai da guitarra elétrica

Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul, faleceu no último dia 13 aos 94 anos, por conta de uma pneumonia. Ele, juntamente com Adolph Rickenbacker e Leo Fender, literalmente construiu as bases do que hoje conhecemos como Guitarra elétrica. Nos últimos anos, mesmo doente, ele continuava tocando (além de fabricante de instrumentos ele era músico). Suas companhias nessas jams eram "pessoas desconhecidas" como Mark Knopfler, Bruce Springsten e Eddie Van Hallen. Vejamos quem são os outros "luthiers" que criaram a coisa:
-Les Paul: tentou de tudo, colocava microfones e captadores de som de telefones próximos às cordas do instrumento, mas sempre obtinha microfonias e um som não muito legal, por assim dizer. Ao construir um instrumento com madeira sólida e captadores eletromagnéticos, obteve o som que queria e ajudou a revolucionar a música moderna.

-Leo Fender: foi um pouco além descobrindo que, além de construir um instrumento sólido, seria possível também construir um instrumento com o braço aparafusado, tornando mais fácil a manutenção (embora se perdesse um pouco de "sustain").

-Adolph Rickenbacker: a forma como os baixos e guitarras Rickenbacker são construídos realmente revoluciona por ampliar radicalmente a potencialidade do executante do instrumento, no que diz respeito à segunda oitava. No entanto, seus contrabaixos são conhecidos por "trastejar" exageradamente.
...
Não, você nunca me verá falando de política no meu blog. Prefiro publicar um post sobre o Tio Patinhas.

0 comentários: